“Patù”, crônica de um desastre anunciado. Nem mesmo o truque do Auditel salva Inciocchi
Um desastre. Um colapso anunciado. “Patù”, o novo programa da Rai 2, estreia com apenas 155 mil espectadores e 1,5% de share. Novo programa, mas na realidade mais uma palestra, a mais recente de uma longa lista de produtos de fotocópia, em termos de temas abordados e convidados convidados.
Roberto Inciocchi é um profissional muito capaz, porém afundado em uma frase que todos esperavam, desde o último dia 3 de julho, quando a Rai apresentou seus horários em Ancona.
Sem chance no início
Ficou claro que “Patù” não tinha chance. A nova pizzaria foi inaugurada numa rua repleta de pizzarias, ainda mais com a agravante de uma abertura atrasada em relação à concorrência. Sim, porque no fracasso do seriado também há uma boa dose de estratégia suicida. O início do dia 7 de outubro, muito atrasado em relação à concorrência, fez com que o (pouco) público disponível fosse direcionado para outras propostas. Em outras palavras, não só a oferta é dez vezes maior que a demanda real. Como se não bastasse, avançamos em ritmo lento, permitindo que os rivais se posicionem.
Pronto para partir, “Patù” sancionou imediatamente seu funeral. Inciocchi tentou o caminho da novidade com um relato interessante e atencioso sobre a praga Xylella e um bate-papo exclusivo com Helen Mirren. Depois, infelizmente, regressámos ao estúdio e a fotografia foi implacável, com uma cenografia esparsa e desolada dominada pela habitual mesa circular e um debate sobre o conflito israelo-palestiniano confiado a Paolo Mieli, Claudia Fusani e Francesco Borgonovo.
Um mérito, que quase parecia uma pontuação, foi eliminar Garlasco de toda a noite, voltando-se para outros noticiários. Uma forma de certificar uma certa diversidade das massas, que no entanto não justificava um ritmo lento e soporífero.
Prévia ‘estendida’ até às 22h40
O pânico evidente foi confirmado pelo bloqueio da pré-estréia, que foi prorrogado até às 22h40. Uma manobra que não ajudou em nada, antes reforçou a percepção do naufrágio.
Na televisão de hoje, que tem mais de trinta talk shows políticos, qualquer projeto, mesmo o mais revolucionário, entraria em colapso. A culpa é de uma aprovação que achatou o gênero e de uma base limitada de usuários que é de fato forçada a se dividir entre múltiplas sirenes. Aquele que inevitavelmente paga as consequências é o último a chegar e agora terá que questionar o seu futuro. Com estes números, de facto, uma confirmação a longo prazo é impensável, tal como parece improvável uma mudança para outras noites, todas igualmente lotadas.
O fiasco de “Patù” abre finalmente uma reflexão que se estende a todo o género, que agora se mostra como mais uma réplica de si mesmo. O que falta, neste sentido, são os grandes duelos, os encontros presenciais entre o latifundiário e os grandes nomes da política, com estes últimos a desertarem, preferindo contextos “semelhantes” e bem equipados. E assim, no total embotamento generalizado, acaba surgindo até mesmo Antonio Tajani, que quando vai até Bianca Berlinguer briga e rosna, dando origem a uma guerra dialética sem limites. Isto beneficia o político, a emissora e, sobretudo, os telespectadores em casa, que não esperam nada mais do que novidades e reviravoltas. Características ausentes em “Patù”, já destinada aos créditos finais.