Um fracasso retumbante, mas não totalmente inesperado. E agora está sem fôlego na Espanha. Na sexta-feira, 2 de outubro, o Parlamento espanhol rejeitou os dois decretos contra a crise imobiliária com os quais o governo do primeiro-ministro socialista Pedro Sanchez queria reforçar a proteção para quem vive de aluguel e limitar a especulação imobiliária. Os dois decretos em questão foram inicialmente apresentados pelo governo para acalmar os protestos e a indignação popular em Espanha após o despejo de uma mulher de 87 anos, Maricarmen Abascal, da sua casa em Madrid, mas ainda não tinham sido confirmados pelo Parlamento.
Sanchez não tem maioria estável
Ontem, nas Cortes, ocorreu a votação decisiva contra o Junts, o partido independentista catalão de centro-direita, cujos sete deputados votaram juntamente com o Partido Popular de centro-direita, o Vox de extrema-direita e o partido regionalista de Navarra UPN (outros pequenos partidos também votaram contra o segundo decreto). A votação de Junts, em particular, poderá ter consequências concretas na estabilidade do governo de Sánchez, que também depende do partido catalão para aprovar as medidas propostas no Parlamento. Em essência, Sánchez não tem uma maioria estável e deve obter o apoio de pequenos partidos regionais de tempos em tempos.
Agora Pedro Sanchez está na balança. Durante este fim de semana, o primeiro-ministro socialista deverá decidir se convocará eleições antecipadas. A data mais próxima possível seria 29 de novembro. Mas vamos pela ordem: o que aconteceu ontem, em detalhes, e sobretudo o que poderá acontecer nas próximas horas na Espanha?
“Greve geral agora!”
O congresso espanhol rejeitou o decreto de medidas contra a emergência habitacional com 172 votos a favor e 178 contra da direita, do Partido Popular e do Vox, e os votos decisivos dos 7 deputados da força catalã Junts per Catalunya. Imediatamente após a votação, fora do Parlamento, na Carrera de San Geronimo, onde desde ontem de manhã se manifestavam activistas dos sindicatos de inquilinos e milhares de cidadãos que estavam acampados há dias na Puerta del Sol, levantaram-se gritos de protesto: “Os vossos lucros, a nossa miséria!” e “greve geral já!”.
A disposição continha algumas das principais medidas lançadas pelo governo contra a crise habitacional, incluindo a proibição de despejos para pessoas vulneráveis até 2030, limites à compra de imóveis por fundos de cobertura, incentivos à compra da primeira casa e algumas intervenções para aumentar a oferta de habitação a uma renda acessível.
O governo espanhol também foi derrotado nas Câmaras no segundo decreto habitacional. O congresso revogou o decreto do executivo Sanchez que introduzia a renovação automática dos contratos de arrendamento em Espanha e que vigorava há apenas dezasseis horas. O texto foi derrotado com 184 votos contrários e 166 a favor.
O apelo de Sanchez
Antes da votação, o primeiro-ministro Pedro Sánchez fez um apelo à oposição e aos sete deputados-chave do Junts per Catalunya, pedindo-lhes que apoiassem as medidas. “Peço-vos que pensem nas pessoas, nas pessoas comuns que mais precisam de ser protegidas do público”, convidando-as a “esquecer os cálculos ideológicos”. “Se hoje os decretos caducarem, os danos para o nosso país serão imensos”, alertou o líder socialista, “e desta vez não será culpa da troika nem da propagação nem dos bancos: serão aqueles que votarem não”. Sánchez repetiu o seu apelo e a sua “oração” para votar a favor, porque “a história irá julgá-lo mais cedo do que pensa e com mais severidade do que imagina”.
Eleições antecipadas
O voto contra de Junts assume particular peso político porque o governo negociou os decretos com o grupo independentista catalão, concretizando, segundo o executivo, a maior parte dos pedidos feitos pelo partido. A dupla rejeição das medidas também reacendeu o debate sobre a estabilidade da maioria de Sánchez e o possível recurso a eleições antecipadas, uma hipótese que dominou durante horas o debate político em Madrid. Quanto ao momento da decisão, fontes governamentais afirmam ao jornal El Diario que a votação antecipada poderá acontecer já no fim de semana.
O El Pais destaca também como o primeiro-ministro está a avaliar o que fazer depois de passar a manhã a consultar nas salas de conferências. Dentro do grupo dirigente do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) as posições continuam divididas: uma parte pressiona para convocar a votação com efeitos imediatos, enquanto outra está mais inclinada a esperar pelo resultado das manifestações pelo direito à habitação marcadas para os próximos dias.
Se Sánchez optasse pelo anúncio na segunda-feira, 5 de outubro, antes da reunião da comissão executiva do partido, e com publicação no Diário Oficial na terça-feira, as urnas seriam abertas no domingo, 29 de novembro. Um possível adiamento para a semana seguinte traria as consultas para domingo, 6 de dezembro, coincidindo com o Dia da Constituição.