Itália em risco de contágio: casa, saúde, escola, as origens do protesto em França e Espanha
Os motins de rua em França sobre a questão da escola, a crise do governo espanhol no domínio da habitação, a ofensiva da oposição italiana nos cuidados de saúde são três partes de um único problema que, não surpreendentemente, ressurge quase simultaneamente. A escola, a casa, os cuidados de saúde foram os pilares do pacto social baseado no bem-estar universalista que moldou as grandes democracias europeias a partir da década de 1960, de qualquer orientação política. Quem esteve no governo pro tempore em determinado momento acabou seguindo os mesmos padrões.
O modelo de bem-estar social sob pressão
A explosão destes movimentos de protesto leva-nos, portanto, a perguntar-nos se esse modelo ainda existe, se é actual, se é economicamente sustentável, se podemos prescindir dele ou quais seriam os custos sociais se todos juntos percebêssemos que já não é possível continuar como temos feito até agora, e talvez devamos imitar os Estados Unidos, onde a protecção universalista em termos de escola, casa e, sobretudo, cuidados de saúde não está aos níveis a que nós, Europeus, estamos habituados.
Sem nos aprofundarmos muito no mar de dados das finanças públicas, nos quais corremos o risco de primeiro ficarmos entediados e depois de nos perdermos, é claro que se a questão do bem-estar explodir em três das mais importantes nações europeias, a primeira consideração a fazer é que o Estado tem cada vez mais dificuldade em garantir o que garantiu até agora. Centrando-nos mais na Itália, falamos de saúde pública (o Serviço Nacional de Saúde foi criado em 1978), de segurança social que depois de anos de dificuldades foi controlada através do recurso ao aumento progressivo da idade da reforma, da educação pública, da protecção do mercado de trabalho (fundo de despedimento).
Como gastamos 28% do produto interno bruto
Um conjunto de coisas que em Itália representa quase um terço do PIB produzido (precisamente 28,8%, face à média europeia de 27,8) para uma despesa global que tem crescido gradualmente ao longo do tempo (em 1960 ascendia a 13,3% do PIB, em 1970 a 22,7) e que agora, com as actuais mudanças sociodemográficas, nos apresenta a conta.
A primeira mudança significativa é demográfica. A população envelheceu consideravelmente e todos sabemos que cuidar de alguém com mais de sessenta anos custa muito mais do que cuidar de alguém com vinte e poucos anos, para além do facto de os custos com pensões crescerem inevitavelmente, quer porque há mais idosos, quer porque há menos jovens que trabalham e produzem rendimentos. Entre os “responsáveis” por esta dinâmica está também a medicina, que felizmente fez progressos notáveis, mas foi um progresso caro, porque os novos tratamentos são tão eficazes quanto caros.
Assim, os recursos não são mais um bem nacional
Obviamente estamos todos satisfeitos com os progressos realizados na ciência e ninguém espera voltar atrás, mas é claro que do ponto de vista económico a situação mudou. As relações no mundo do trabalho também mudaram profundamente, com esse compromisso capital/trabalho na base do pacto social que deu origem ao bem-estar. Em períodos de grande crescimento era de facto muito fácil prever aumentos salariais, incentivos à produtividade e uma consequente expansão do bem-estar, mas já não é esse o caso.
Os países ocidentais com um grande estado de bem-estar social estão a crescer menos e a “distribuição” de recursos que anteriormente ocorria dentro do perímetro nacional deve agora ocorrer em grande escala: é como se a globalização, a deslocalização, a concorrência internacional e a automatização tivessem forçado o mesmo bolo a ser dividido em vários pedaços. O trabalho também se tornou mais precário, mais a tempo parcial, criando problemas para um sistema largamente baseado nas contribuições dos empregados. O paradoxo a que chegámos é, portanto, que a procura de bem-estar social cresceu e, ao mesmo tempo, os recursos para lidar com ela diminuíram.
O ponto de ruptura que favorece o populismo extremo
Daí o ponto de ruptura que estamos testemunhando, que exige uma mudança de paradigma por parte da política, o que não se vê neste momento. As forças que lideram o protesto (compreensivelmente, do seu ponto de vista) pouco ou nada fazem para avançar receitas capazes de criar um novo modelo social e de desenvolvimento. Na verdade, se a resposta a quem se queixa das rendas elevadas for apenas “mais habitação pública”, ou seja, o Estado construir apartamentos e depois alugá-los a preços controlados, não vamos realmente longe. Poderíamos dizer a mesma coisa sobre a escola e a saúde.
Só por distribuir, o dinheiro acaba e na verdade já acabou. Não há soluções mágicas, tanto que nos programas actualmente anunciados pelas forças da oposição italiana fala-se muito em mais financiamento para a saúde e as escolas mas ninguém, Schlein ou Conte, despendeu algumas palavras para explicar onde pretendem recuperar os recursos para financiar as novas intervenções. Mas como assistimos a uma mudança histórica no paradigma do modelo de desenvolvimento económico e social, a classe política é chamada a dar um salto em frente, ou talvez em alta. Caso contrário, as portas abrir-se-ão ao populismo de direita e de esquerda, a quem propõe soluções tão fáceis como falaciosas. Promessas que depois caem em ouvidos surdos, mas que entretanto, ao radicalizarem o debate, já causaram os seus danos.
Leia os outros editoriais de Pierfrancesco De Robertis