Sobre nós Menções legais Contato

Aos 84 anos, desapropriaram sua casa para construir um complexo privado com 8 mil moradias: "Eu construí com meu marido e vou morrer aqui"

Os habitantes do bairro Rucandial, bairro rural localizado na zona de Peñacastillo, em Santander, Espanha, estão em revolta contra o governo cantábrico. A razão? A autorização concedida a uma incorporadora privada para desapropriar 35 casas em terrenos rurais para construir um enorme complexo imobiliário com 8 mil apartamentos, hotéis e até um tribunal. À frente do protesto está María Jesús, uma mulher de 84 anos que chegou àquela terra quando ainda não havia nada e que hoje vive na casa construída juntamente com o marido, falecido há 28 anos.

A história de Maria

A idosa vive ali há 57 anos e agora é obrigada a viver o drama da expropriação: “Como podem simplesmente apagar um bairro? O culpado é quem autoriza – explicou ao jornal espanhol El Diario –. Junto com o falecido esposo, a mulher construiu com as próprias mãos a casa onde mora. Uma casa de dois pisos, onde também vivem as duas filhas do casal, rodeada de um jardim e animada por um cão branco e cinzento de pêlo encaracolado. Agora está exposta na fachada uma faixa que diz: “María Jesús, 84 anos, mora aqui. Casa construída por ela e pelo marido. Agora estão demolindo. Quer outro Maricarmen?”.

A casa da mulher, bem como a de dezenas de outros residentes, situa-se na zona de Psir, o plano especial de interesse regional anunciado pelo governo cantábrico para a requalificação de oito quilómetros de terrenos rurais, em grande parte propriedade da Real de Piasca, que há 20 anos tenta concretizar este projecto imobiliário.

“Não havia nada aqui”

Na entrevista concedida ao jornal espanhol, a idosa recordou os seus primeiros anos naquela zona, na altura praticamente deserta, sem luz nem casas de banho: “Aqui não havia nada. A água da fonte servia para lavar a roupa. Todos os vizinhos tinham vacas, além do trabalho diário. Aprendi a ordenhar com uma mulher casada: os meus dias começavam às 6 da manhã e depois eu continuava com as tarefas domésticas e com os filhos. O bairro foi construído pelos próprios moradores com as mãos”.

O prefeito da época, Juan Hormaechea, disse-lhes: “Não há dinheiro para construir, mas posso comprar os materiais para vocês”. E assim começaram os trabalhos, inclusive de construção dos esgotos, preparação das tubulações de água e instalação dos cabos elétricos. “Se demolirem minha casa, morrerei, e culparão Sánchez – comentou ironicamente a velha -. Estávamos completamente abandonados a nós mesmos. Há pouco tempo nem tínhamos ônibus”. A mulher referiu-se ainda a alegadas anomalias no Psir relativas a alguns imóveis situados no limite da linha vermelha de demolição: “Os espaços vazios da planta que não são demolidos pertencem aos ricos da cidade”.

Moradores protestam

Como mencionado, a casa de María Jesús não é a única que corre risco de expropriação e demolição. Há quem ali viva há gerações, quem ainda paga a hipoteca e até um jovem casal com um filho pequeno que comprou o imóvel há apenas alguns meses. “É incrível que nos tratem assim a nós, cidadãos – sublinharam outros moradores ao El Diario -. Poderia isto ser um governo? Aqui não são os políticos que estão no comando, mas sim o construtor”.

Os moradores também protestam porque o projeto envolve a sua transferência para apartamentos que não ficam na área, mas em outro município. Outra questão levantada diz respeito à área onde deverão ser construídos os edifícios com 8 mil alojamentos, localizados numa zona “tampão” do aeroporto onde, até agora, os cidadãos tiveram de obter licenças especiais apenas para erguer um muro baixo. É por isso que os moradores formaram uma associação, determinados a travar esta batalha juntos. Cada casa é uma história e atrás de cada porta há um álbum de memórias: uma memória que agora corre o risco de ser apagada para sempre, juntamente com as casas de María e dos seus vizinhos.

Beatriz Marques
Beatriz Marques
Como redatora apaixonada na Rádio Miróbriga, me esforço todos os dias para contar histórias que ressoem com a nossa comunidade. Com mais de 10 anos de experiência no jornalismo, já cobri uma ampla gama de assuntos, desde questões locais até investigações aprofundadas. Meu compromisso é sempre buscar a verdade e apresentar relatos autênticos que inspirem e informem nossos ouvintes.