Há mudança na escola, pelo menos nas intenções do governo. Como anunciou a Primeira-Ministra Giorgia Meloni no palco do Fenix, o partido nacional da juventude, a formação juvenil do seu partido, “está prestes a chegar ao Conselho de Ministros uma disposição que introduz por lei o número máximo de estudantes estrangeiros por turma, a obrigação de os pais de estudantes estrangeiros com graves problemas de colocação escolar aprenderem italiano e a proibição da burca e do niqab na escola”.
Segundo o primeiro-ministro, de facto, “na escola andamos descobertos e em Itália ninguém, em nome de uma tradição real ou presumida, pode decidir que uma jovem se esconda.
O uso da burca
O que mudaria concretamente? A repressão ao uso da burca na escola tinha sido antecipada em agosto pelo ministro da Educação, Giuseppe Valditara, e, no final de julho, por uma resolução do Futuro Nacional aprovada na Comissão de Cultura da Câmara com os votos do centro-direita, após uma reformulação solicitada pelo governo. Está também prevista uma intervenção num projeto de lei apresentado em março pela Liga no Senado, que visa alterar o artigo 5.º da lei 152 de 1975, a chamada “Lei Real”, sobre a proibição de cobrir o rosto em locais públicos. A resolução do Futuro Nazionale de Rossano Sasso, aprovada pela comissão de cultura, compromete o governo “a adotar iniciativas, inclusive de natureza regulatória, para fazer cumprir a proibição do uso de roupas inadequadas para permitir o reconhecimento da pessoa” e, em suma, “para combater a doutrinação ideológica, política e religiosa nas escolas italianas e prevenir fenómenos de marginalização social e separatismo religioso que possam perturbar o desenvolvimento dos jovens”.
Em Agosto, o próprio Valditara relançou a proibição da burca através de uma possível alteração à lei de segurança. “É importante reafirmar os valores da dignidade da mulher e da igualdade entre homens e mulheres”, declarou, colocando também em cima da mesa a possibilidade de revogação da autorização de residência de quem, em retaliação, não mande as filhas à escola.
“O que fazemos? Vamos mandá-los embora?”
“Em termos educacionais, a questão é fundamentada e pode ser compartilhada, mas é difícil encontrar uma solução técnica”, explica Antonello Giannelli, presidente da Associação Nacional de Diretores (ANP), falando sobre o teto para crianças estrangeiras nas aulas. “A escola deve matricular as crianças do bairro, especialmente nas escolas infantis e primárias” e “se a presença de estrangeiros for maioritária naquela zona, o que fazemos? Mandamo-los embora?”. Por esta razão a circular que fixa um limite máximo de 30% “não pôde ser aplicada”.
A referência é ao dispositivo de 2010 aprovado pela ministra da Educação do então governo Berlusconi, Mariastella Gelmini, que não foi aplicado devido às exceções e à falta de coordenação entre as partes. Giannelli sublinhou então que “em qualquer caso uma circular é como uma recomendação, não tem o valor vinculativo de uma lei. Se houver lei veremos o que fazer”, acrescentou.
Sobre a possível proibição do lenço islâmico nas aulas, anunciada pelo Primeiro-Ministro, Giannelli comentou então: “Pessoalmente, acredito que não deveria haver sinais distintivos nas aulas e que a pessoa deveria, em qualquer caso, ser reconhecível. Voltando ao tema do “teto” de estudantes estrangeiros por turma, o presidente da ANP observou que “é difícil encontrar uma solução para este problema apenas conversando com o mundo das escolas”, porque “há também uma questão de urbanização que deve ser abordada”.
A referência é aos bairros onde, por diversas razões, se concentra uma proporção particularmente elevada de famílias de origem estrangeira. “Um exemplo é Prato, onde em algumas zonas a maioria das famílias e dos estudantes são chineses”, explica o presidente da Associação de Diretores. Por fim, sobre a hipótese de introduzir o ensino obrigatório de italiano para estudantes estrangeiros, Giannelli afirma: “A escola cuida dos alunos, embora existam diferentes centros para adultos. Claro, a escola consegue se organizar, mas como sempre são necessários recursos”. E acrescenta: “Precisamos do tempo necessário”.
As reações políticas
O comentário às palavras de Giorgia Meloni também veio do líder do Futuro Nacional, Roberto Vannacci: “Concordo plenamente com a proibição da burca na escola anunciada por Giorgia Meloni, mas essas medidas deveriam ter chegado há anos”. Vannacci destacou então que “devemos certamente limitar o número de estrangeiros dentro das classes, caso contrário já não estamos na classe italiana, estamos numa classe estrangeira. As pessoas devem manter o rosto descoberto, porque é uma questão de segurança”, acrescentou.
Para Angelo Bonelli, parlamentar da Aliança Verde e de Esquerda e co-porta-voz da Europa Verde, porém, “Meloni anuncia que vai trazer ao Conselho de Ministros a proibição da burca na escola e um limite máximo para estudantes estrangeiros. tudo.”
Valditara: “A oposição tem saudades das classes do gueto”
O ministro da Educação, Valditara, também comentou o tema, atacando: “A oposição parece ter saudades do Alabama dos anos 1950 e apoia indiretamente as aulas de gueto, aquelas só para estrangeiros e por outro lado as aulas para italianos”. Quanto à questão dos estudantes de burca, “as diferentes identidades devem ser respeitadas mesmo quando são a expressão de uma concepção patriarcal de mulher. Em suma, progressistas de corrente alternada”, observa a ministra.
Quase 12 em cada 100 estudantes têm cidadania não italiana
Vamos dar uma olhada nos últimos dados disponíveis. Segundo uma análise da Fundação Ismu-Ets com base em informações do Istat, 931.323 alunos com cidadania não italiana frequentaram escolas no nosso país no ano letivo 2024/25. Um grupo que, num total de mais de 8 milhões de estudantes, representa 11,6% da população escolar total: ou seja, quase 12 em cada 100 estudantes não têm cidadania italiana.
A componente de alunos não se distribui da mesma forma pelos diferentes níveis de ensino: a maior percentagem encontra-se no ensino primário, com 13,7%, enquanto seguem o ensino pré-primário (12,7%) e o ensino secundário inferior (12,6%). A distribuição geográfica também é relevante, destacando-se uma concentração acentuada nas regiões Norte. A Lombardia tem o maior número de estudantes com cidadania não italiana: são cerca de 237 mil, o que equivale a mais de um quarto do total nacional. Atrás dela estão Emilia-Romagna, com 12,2%, e Veneto, com 10,8%.
No que diz respeito aos resultados académicos, o relatório Invalsi mostra que os estudantes estrangeiros no oitavo ano têm pontuações inferiores em 22,6 pontos em italiano e 13,5 em matemática; à medida que continuam os estudos, a prova de matemática é cancelada e permanece em italiano, enquanto os não italianos têm melhores resultados nas provas de inglês.