A raiva dos jovens sem qualquer poder
Além de serem poucos, os jovens também são cada vez mais pobres. Emancipar-se da família parece ter se tornado uma tarefa impossível devido aos altos aluguéis e ao custo de vida. Isso gera neles um sofrimento psicoemocional que na literatura às vezes é definido como “ansiedade de autonomia adiada”. Todos os projetos, sonhos, devem ser adiados e o risco é perder a esperança de um dia vê-los concretizados. Os jovens permanecem, portanto, cada vez mais presos na chamada “idade adulta emergente”: uma fase de desenvolvimento em que não são adultos nem adolescentes. Um limbo do qual alguns não conseguem mais se libertar, a ponto de se resignarem e deixarem de tentar.
Ódio intergeracional
É o caso, por exemplo, dos hikikomori, ou retiros sociais. Fugem da sociedade porque se sentem rejeitados e deixaram de acreditar que podem ter um futuro melhor. É por isso que o ativismo juvenil é um sintoma de vitalidade e saúde mental. Aqueles que lutam pelos seus direitos ainda têm esperança numa sociedade mais inclusiva e mais justa. No entanto, quando os jovens tentam expor-se, os adultos muitas vezes dão-lhes pouca credibilidade e adoptam uma atitude paternalista ou estigmatizante. Deste ponto de vista, o que aconteceu na Porta a Porta nos últimos dias é emblemático. Todos viram como o apresentador Bruno Vespa se dirigiu a Sabrina Brizzola, coordenadora nacional da União Universitária (UDU). Ele nunca se permitiria contradizer dessa forma um político com mais de cinquenta anos, independentemente de quem estivesse certo quanto aos méritos. Isto acontece porque estamos cada vez mais divididos, esmagados por um ódio intergeracional crescente: os adultos não confiam nos jovens e os jovens não confiam nos adultos. No final, porém, a visão adulta prevalece, precisamente porque os jovens têm pouco peso sociopolítico e uma representação muito fraca nas instituições.
Ouça as crianças
O actual Governo, por exemplo, tem uma idade média superior a 55 anos e não consegue compreender plenamente o desconforto vivido pelas novas gerações. É por isso que a única resposta que ele deu até agora foi a repressão. Mas para evitar que a raiva dos jovens se transforme em violência nas ruas, ou pior, que sejam empurrados para a radicalização, fomentada por ideologias extremistas, temos de lhes dar a oportunidade de serem ouvidos. E devemos ouvi-los com a mesma autoridade e credibilidade que reservamos aos adultos, porque caso contrário nunca se tornarão adultos e a sociedade que afirmamos (em palavras) construir para eles será inevitavelmente rejeitada.
‘Violência niilista’
O maior risco é que a violência política, ou seja, a violência que visa pelo menos um objectivo (por mais errada e contraproducente que seja), se transforme rapidamente em violência niilista. Porque a sensação de impotência leva à perda de sentido, e a perda de sentido leva ao cancelamento completo dos valores morais. Cada vez mais pessoas gostariam de ver o mundo arder, não na esperança de que uma sociedade nova e diferente surgirá das cinzas. Eles simplesmente querem testemunhar o colapso da sociedade humana. Não vamos deixar isso acontecer.