A tática “CamaleConte”: desgastar o campo amplo para ter as mãos livres
Logo após a aprovação definitiva na Câmara do chamado Melonellum – a reforma eleitoral concebida e proposta pelo centro-direita para impor a indicação prévia do candidato a primeiro-ministro e favorecer a formação de duas coligações, com ampla bonificação maioritária para aquela que deveria chegar aos 42%, para favorecer a governabilidade – Giuseppe Conte não perdeu tempo e catapultou-se para Porta a Porta para ditar as suas condições ao Partido Democrata face à escolha do líder do Campo Largo.
De Bruno Vespa o líder do Movimento 5 Estrelas confirmou a sua estratégia: desgastar constantemente o PD e a sua secretária Elly Schlein. Na verdade, Conte nunca procura uma síntese das várias posições, mas lança contínuos pen-ultimatos ideológicos, impondo limites rigorosos às questões mais divisivas: da política externa às políticas de emprego, passando pelos prémios e questões económicas. Na verdade, quanto mais próxima se aproxima a data das próximas eleições políticas, mais subtis e astutos se tornam os truques de Conte.
Como, por exemplo, revelar à imprensa que propôs um terceiro nome a Schlein como líder da coligação – aparentemente, o do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri – e o relativo “não” do secretário do PD. Um golpe baixo que tem como único propósito colocar a culpa de uma possível e irreparável ruptura no Nazareno e fazer com que o secretário do Dem pareça cego pelo desejo de poder. E tudo isto apesar de as sondagens atribuírem ao PD um consenso que duplica o do M5S. Com efeito, precisamente face a estas evidências, Conte pretende ditar os tempos e as regras para a escolha do líder de Campo Largo, arriscando transformar quaisquer primárias num acerto de contas entre facções opostas. Nesta dinâmica muito distorcida, Giuseppe Conte corre o risco de parecer o idiota útil nas mãos de todos aqueles dentro do PD (sejam líderes, representantes eleitos, militantes, bem como ideólogos e tecelões muito bons), que se opõem ao actual secretário. No entanto, Conte já demonstrou (veja-se a sua experiência no governo Conte I, quando foi apresentado como uma marionete nas mãos da dupla Grillo-Di Maio) como pode então transformar-se de um “idiota útil” num manipulador habilidoso.
As duas frentes de Elly Schlein: o ramo interno e a contagem de homens
Neste cenário de pressão permanente de Contian, a posição de Elly Schlein parece dramaticamente complexa, presa entre duas frentes: por um lado a pressão externa dos aliados-concorrentes, por outro um partido que está tudo menos pacificado internamente, que pode muito bem aprovar a sua linha política por uma grande maioria – se não por unanimidade – mas que esconde entre as suas fileiras membros que já estão afiando as lâminas para a sucessão em caso de uma possível derrota nas primárias ou nas próximas Políticas. Dentro do Nazareno, a componente reformista do PD – mas não só, à qual devemos acrescentar também os membros do partido que a elevaram ao secretariado na altura – olha com cada vez maior impaciência para as concessões feitas à narrativa populista do Movimento 5 Estrelas. Ao mesmo tempo, o democrata de esquerda censura o secretário por uma clareza tática bastante manchada face às provocações do M5S.
Elly Schlein encontra-se assim no paradoxo de ter que defender a todo custo a unidade de Campo Largo, apesar de saber que cada passo em direção a Conte corre o risco de minar o equilíbrio interno do seu próprio partido. Além disso, o eixo cada vez mais evidente entre o Movimento 5 Estrelas e a Aliança Verde e de Esquerda (AVS) da dupla Nicola Fratoianni e Angelo Bonelli contribui para alimentar a assimetria dentro da coligação. Em grande parte da agenda política – desde a oposição ao envio de armas para Kiev às batalhas pelo salário mínimo, passando pelo Não às grandes obras e chegando às posições mais radicais na luta contra as alterações climáticas – a AVS e os Verdes mostram uma sintonia clara e profunda com o M5S. Uma comunhão de pontos de vista muito maior do que a do PD. Este bloco “radical” afasta inevitavelmente o eixo da coligação de centro-esquerda do voto moderado. A convergência ideológica e linguística entre Conte, Fratoianni e Bonelli cria um curto-circuito contínuo para o secretariado democrata: o PD corre o risco de ficar isolado em termos de conteúdo dentro da sua própria coligação, ultrapassado na esquerda por um acordo que usa a alavanca do populismo programático para ditar os tempos e as condições da aliança. E daí nasceu a busca desesperada pelo Centro.
A poeira do Centro: entre líderes imaginados e federações imaginativas
No centro de Campo Largo reina uma grande confusão. Poeira de movimentos e listas cívicas, bem como de partidos concebidos e ainda não reificados. Supostos líderes inventados do nada que não explodem e verdadeiros líderes que fazem de tudo para não encontrar ponto de encontro. O arquipélago de partidos centristas e pequenos partidos – entre siglas pessoais, egos expandidos e arbustos reformistas – representa um emaranhado paralisante de ambições e vetos.
Um limbo de boas intenções do qual é difícil emergir uma formação de centro credível aos olhos dos eleitores. Entre casas reformistas e projetos cívicos não é possível encontrar o caminho, um fio condutor, uma comunhão de intenções. Encontramo-nos perante o paradoxo de uma área estratégica de intercepção do voto dos indecisos e insatisfeitos com o centro-direita, repleta de uma multidão de actores, mas sem uma liderança reconhecida e unificadora. Os personalismos exasperados dos líderes individuais – quando as coisas vão bem – e a inconsistência de outros supostos líderes, desenhados no papel pelos melhores ideólogos e tecelões, impedem o nascimento de um pólo moderado, sólido e estruturado.
Sem um pivô central capaz de funcionar como contrapeso ao impulso da esquerda radical e do M5S (na verdade oscila, da direita para a esquerda, passando pelo centro), o Campo Largo perde credibilidade face a esse eleitorado moderado indispensável para se transformar numa alternativa de governo credível. E também aqui a figura de Giuseppe Conte é central na medida em que – pelo menos segundo as últimas notícias – se mostra disposto a que um parlamentar do M5S migre para o grupo Misto (Luigi Nave passará para o grupo Misto do Palazzo Madama para criar a componente “Avanti PSI e Progetto Civico Italia”), permitindo assim o “Projecto Cívico” de Alessandro Onorato (pura invenção de Goffredo Bettini, bem como, aliás, a “Contagem da esquerda”) para contornar o obstáculo da recolha de seis mil assinaturas por círculo eleitoral, reduzindo-as para mil e quinhentas. Será que no final todo esse caos na coalizão foi inspirado por quem inventou esse bendito “Campo Largo”?
Federadores fantásticos e onde encontrá-los
Constatados os desentendimentos mútuos entre Schlein e Conte, o debate desloca-se constantemente para a procura de um “federador” (interno ou externo aos partidos da coligação), capaz de garantir um perfil conciso e estancar as diferenças. Um terceiro nome entre o de Conte e o de Schlein, que põe todos de acordo e que garante a síntese entre as diversas forças políticas. O ponto de fracasso para a federação poderá ser quando as seguintes condições se concretizarem: o Conselho rejeita ou enfraquece fortemente a lei eleitoral recentemente aprovada, de modo a não forçar as coligações a determinar o seu líder ex ante, evitando também o problema da realização de primárias para o centro-esquerda (mesmo que um fervoroso Schlein ainda gostaria de realizá-las, sonhando com a sua coroação). Razão pela qual o nome do Primeiro Ministro só poderia ser escolhido após votação e buscando um acordo governamental.
A outra condição poderia ser que, no rescaldo da votação das Políticas, nenhuma coligação alcançasse 42% do consenso, conduzindo assim a um empate e tornando necessário encontrar uma maioria entre as várias forças no Parlamento (como aconteceu durante a Primeira República e como aconteceu, por exemplo, durante Conte I, Conte II e o governo Draghi). Mais uma vez, a escolha do Primeiro-Ministro deverá ser feita após a votação. O próprio Giuseppe Conte foi identificado bem depois da votação política de 2018, quando a Liga, por um lado, e o Movimento 5 Estrelas, por outro, tiveram de encontrar uma figura de mediação para garantir o “contrato governamental”, concordando em promover o Advogado do Povo ao cargo mais alto do Palazzo Chigi. Hoje existem dois tipos de federadores. A primeira tipologia é a dos “perfis institucionais”, como Paolo Gentiloni que, embora oriundo das fileiras do PD, tornou-se uma figura política superpartes de destaque, tanto em virtude dos cargos já ocupados a nível do governo nacional, como em virtude do prestígio internacional e europeu conquistado nos últimos anos.
Uma figura conhecedora da cultura de governo e bem vista pelas chancelarias internacionais, que no entanto encontra clara hostilidade por parte da componente Grillina e da ala radical da coligação devido à sua marcada conotação com o establishment europeu (uma boa parte do M5S nasceu de posições “sem euro”, tal como uma boa parte da AVS sempre foi crítica às políticas europeias). Outro alto perfil institucional remonta a Franco Gabrielli (sobre quem escrevi extensivamente em meu artigo no Today). Depois, há um segundo tipo de federação que poderíamos definir como “prefeitos”, ao qual pertencem os perfis do prefeito de Roma Roberto Gualtieri (o “terceiro” nome que o próprio Conte teria proposto a Schlein), do prefeito de Nápoles Gaetano Manfredi e da prefeita de Gênova Silvia Salis (até poucos meses atrás havia também os nomes do prefeito de Milão Giuseppe Sala – que no entanto se retirou declaradamente da disputa – e do primeiro prefeito de Bérgamo Giorgio Gori). Esta última categoria imita um pouco o que foi o “movimento dos autarcas laranja” de 2011, que viu um punhado de primeiros cidadãos progressistas na crista da onda como candidatos a futuros líderes nacionais (Giuliano Pisapia em Milão, Luigi de Magistris em Nápoles, Massimo Zedda em Cagliari e Marco Doria em Génova). Nenhum deles teve sucesso no cenário nacional; na verdade, a façanha populista de De Magistris terminou de forma bastante estranha, levando-o a tornar-se, nesta ordem: escritor, autor e ator de teatro civil. Em suma, um precursor de Andrea Scanzi, Marco Travaglio e Sigfrido Ranucci.
“Movimento do Cavalo” de Giuseppe Conte.
Por fim, resta analisar o cenário político mais insidioso, aquele que muitos especialistas evocam num sussurro nos corredores dos Palácios que contam: o que aconteceria se as próximas eleições políticas, graças ao mecanismo Melonellum e à fragmentação da votação, resultassem num impasse substancial e num empate sem vencedores? É precisamente nesta eventualidade que a verdadeira obra-prima táctica de Giuseppe Conte – ou o avanço oportunista definitivo – poderia ocorrer. Já fortalecido pela experiência de 2018, quando conseguiu passar sem aparente constrangimento ideológico da liderança do governo amarelo-verde com a Liga para o amarelo-vermelho com o PD, o ex-primeiro-ministro poderia manter aberta a opção do “movimento do cavalo” (diferente de Matteo Renzi): se as pesquisas não derem uma maioria clara nem para a centro-direita nem para a centro-esquerda, Conte poderia retirar-se de Campo Largo e propor-se como o equilíbrio de poder para um governo com as forças de centro-direita ou, em qualquer caso, quem quiser estar connosco. Poderia finalmente aspirar ao papel de funcionário público, enobrecendo a sua manobra política temerária em nome de um necessário “governo de responsabilidade nacional” ou “saúde pública”. Por outro lado, não é por acaso que ganhou o apelido de “CamaleConte”.