A única certeza é que Israel não queria se livrar de Netanyahu
O fim político de Bibi Netanyahu, a sua derrota eleitoral que muitos nos últimos anos acreditaram poder comemorar com as eleições israelitas de 27 de Outubro de 2026, foi adiado. Numa data posterior. Será a única certeza quando terminar a contagem, foi a única certeza quando passámos das primeiras sondagens à boca da noite para as primeiras votações reais, aliás com uma lentidão bastante perceptível.
Por último, esta noite, serão os votos dos soldados, dos doentes e dos prisioneiros, e não são poucos, mas uma coisa já era certa na noite da contagem: Netanyahu não está morto, politicamente e, mais importante, o voto israelita com a maior participação nos últimos trinta anos, 77,7%, para o qual contribui uma participação massiva de cidadãos palestinianos de Israel, certifica que “o povo” não quis seguir em frente.
Likud sempre o primeiro partido
É muito provável que Netanyahu não tenha a maioria para governar, mas o seu Likud, o seu antigo partido de direita, continua a ser o partido líder. O bloco dos seus heterogéneos opositores liderados pelo neopolítico Gadi Eisenkot, no seu conjunto, não terá sequer uma maioria relativa e, por falar em “inexperiência”, é bastante impressionante pensar no entusiasmo com que o próprio Eisenkot comentou as primeiras sondagens à saída, depois de as urnas terem acabado de fechar. No meio, está o grande resultado dos partidos árabes, credenciados com 18 cadeiras, que representam cerca de 15% dos parlamentares: uma representação que pela primeira vez realmente se assemelha ao percentual de cidadãos palestinos, que é superior a 20%. Um facto a ter em conta, por muitas razões, e também porque muito provavelmente foi precisamente esta participação que negou a Netanyahu a possibilidade de vencer mais uma vez, aumentando significativamente a base eleitoral real.
Enquanto se aguardam as últimas contagens, este cenário vai-se, portanto, consolidando: o bloco de direita e extrema-direita, liderado por Netanyahu e que inclui todos os vários extremistas religiosos nacionais que conhecemos nos últimos anos, poderá acabar por encontrar-se à frente dos adversários de quatro ou cinco parlamentares, sem no entanto ter maioria para formar o governo de forma autónoma. O bloco centro-direita-centro-centro-esquerda que se opunha a ele estaria de facto alguns assentos atrás. O bloco de Netanyahu e em particular o seu partido, o histórico partido de direita Likud, perderam alguns pontos percentuais em comparação com as eleições de há quatro anos, e estaríamos a falar de uma derrota se estas eleições não se realizassem depois destes anos de governo e tragédias e se os eleitores que confiaram nele fossem, numericamente, aproximadamente os mesmos.
Na verdade, em 2022, um ano depois de ter sido eleito primeiro-ministro pela enésima vez, Netanyahu liderou o país na derrota mais sensacional da história da inteligência israelita – 7 de Outubro de 2023, dia em que 1.200 civis israelitas foram massacrados e outros mil raptados – e imediatamente a seguir, por sua decisão e sob a sua liderança, começou a destruição e devastação de Gaza, com mais de 70 mil mortes, sendo as mulheres menos numerosas entre estas, para dezenas de milhares. Além da aberração ética e política, que obviamente seria suficiente, Israel conseguiu que não fossem disparados mais foguetes a partir dos escombros de Gaza, e pouco mais.
Hezbollah e Trump
Ele decapitou o Hezbollah no Líbano, mas depois levou Trump a atolar-se, com consequências globais para a vida de todos, incluindo a nossa, numa guerra sem saída com o Irão. Finalmente, certamente um detalhe, mas não irrelevante, este governo de Netanyahu devastou a reputação de Israel no mundo, fazendo com que mesmo grandes sectores da população e da classe intelectual, que nunca tinham sido hostis a priori, fossem duramente críticos.
É lembrando de tudo isso que é preciso medir e pesar os resultados que chegam. O declínio do Likud e a resistência dos partidos extremistas mais duros, como Otzmah Yeudith, de Ben Gvir, criam uma imagem clara: a sociedade israelita como um todo não queria mudar de rumo e não queria dar a confiança necessária ao bloco sionista moderado e compacto daqueles que concorriam para governar como uma alternativa a Netanyahu.
Não premiou Netanyahu, graças e talvez sobretudo graças à impressionante participação da minoria de cidadãos palestinianos de Israel, cujo voto fluiu para os partidos árabes, e que, portanto, pode ter diluído as proporções da vitória de Netanyahu, mas dificilmente contribuirá para um governo alternativo, excepto no caso de um ponto de viragem que é actualmente verdadeiramente imprevisível. Mais fácil, no estado actual das coisas, é que Netanyahu tenha a tarefa de tentar formar um governo, como candidato do primeiro partido e da primeira “coligação” – as aspas são uma obrigação, num país proporcionalista até ao âmago, como Israel – tentar obter os votos que lhe faltarão, no parlamento, dos apoiantes mais conservadores do bloco que lhe se opôs, a começar por Ysrael Beitenu dos russos liderados por Avigdor Liebermann ou mesmo Naftali Bennett.
O que diz a não derrota de Netanyahu
Entenderemos o que acontecerá quando a contagem terminar e sobretudo quando começarem as negociações para o novo governo. Para pensar numa verdadeira mudança de direcção e perspectiva, precisaríamos da coragem e da imaginação necessárias para imaginar partidos árabes no governo. Não só integrado, mas mais decisivo do que nunca, dados os números, juntamente com o bloqueio anti-Bibi. É mais fácil acreditar em alguma fórmula de unidade nacional, ou num Netanyahu que consegue pescar entre os seus adversários. Ou, depois de algumas tentativas e de um governo manco, voltaremos a votar em breve por mais um referendo sobre ele.
Uma coisa é certa e clara a partir de agora: enquanto o mundo era movido por Naza, Israel ficou parado, congelado no seu infinito 7 de Outubro, naquela espiral de raiva e medo representada sem mediação pela série Fauda. A não derrota de Netanyahu também diz isto, talvez acima de tudo isto. O problema, claro, está à frente. Um passado dramático e um futuro imóvel, senão em guerra, que têm um ponto de conjunção: o seu nome é Bibi Netanyahu.