A “mesa” de Fazio tornou-se uma recitação muito longa e sempre igual
As classificações são decepcionantes, com uma participação estagnada em 3% ou um pouco mais. Mas os problemas da ‘mesa’ “Che tempo che fa”, que passou deste ano para quarta-feira, na verdade começam de longe e estão ligados a limitações que já foram sublinhadas quando a Auditel, pelo contrário, sorria.
O reencontro idealizado por Fabio Fazio não é mais assim. Na verdade, o estúdio dos Nove tornou-se o lugar onde as mesmas pessoas se encontram ciclicamente, repetindo-se indefinidamente.
A falha básica, porém, não está em encontrar os mesmos rostos, nem os papéis – sempre os mesmos – confiados a cada um. A reiteração dos padrões garante a identificação e o fácil reconhecimento, permitindo abrir as portas para aquela ‘empresa de turismo’ tão cara aos grupos de Renzo Arbore, na qual Fazio se inspira abertamente.
Tudo muda, porém, se o efeito replicação tomar conta, ou seja, a sensação de saber exatamente o que vai acontecer e quando vai acontecer. Neste sentido, sabemos desde o início que Francesco Paolantoni será o alvo perfeito em contraste com o convidado ‘prestigiado’, que Paolo Rossi experimentará a sua ironia lenta e surreal, muitas vezes levada ao excesso, que Gigi Marzullo fará perguntas que o interlocutor não compreenderá e que Giucas Casella será o ‘motivo de chacota’ (não está claro se inconsciente ou consciente) que todos atacarão, a começar pela cor do seu cabelo e pela sua presumida surdez.
Um joguinho que se tornou mecânico
Situações que tornam tudo mecânico e pouco fluido. O que parece improvisado mostra na verdade um cronograma muito apertado que, infelizmente, o público percebe com cada vez maior clareza. Em suma, uma espécie de ritual que por um lado tranquiliza, por outro aborrece e destrói o espírito criativo.
No domingo a ‘mesa’ de “Che tempo che fa” representava conceitualmente o recreio depois de muitas horas de aula. A sua institucionalização tornou-a numa festa perene e de duração imposta, onde se continua a música mesmo que já não tenha vontade de dançar.
No ar a partir das 22h, estende-se até meia-noite e meia mais por ordem superior do que por convicção. Um prazo que Fazio consegue convocando quatorze convidados. Muitos, muitos.
A recitação habitual
Na verdade, é sobretudo o elenco fixo quem fala, dando continuidade à ‘peça’ interrompida na semana anterior. Os convidados que passam – muitas vezes atletas e cantores – limitam-se a observar tudo em silêncio, sendo o seu envolvimento relegado a um bloco específico em que podem abrir a boca e contar um pouco de si.
Depois há Ubaldo Pantani e Nino Frassica, colocados nos dois extremos e com um número crescente de espectadores não pagantes. O imitador, agora enjaulado apenas no Lapo, oferece flashes cada vez mais isolados, enquanto o ator de Messina parece interessado apenas nos seus dez minutos finais, aos quais Fazio também anexou um duelo introdutório com Diego Abatantuono, honestamente não totalmente centrado.
Claro que não faltam momentos de diversão, porque a ‘mesa’ continua a ser um contexto com grande potencial frequentado por bons profissionais. Mas ao optar pela quantidade acabamos diminuindo a qualidade. É por isso que a melhor ‘mesa’ que já existiu continua sendo aquela que fez uma breve incursão na segunda noite da Rai 1 em 2017-2018. Alguns ‘comensais’ escolhidos, uma duração limitada e um Fazio capaz de controlar a banda (esparsa).