A primeira-ministra Giorgia Meloni tenta remendar as declarações do ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani. O líder da Forza Italia acabou no centro da polêmica por suas palavras após a decisão do caso Regeni. O Tribunal de Justiça de Roma condenou três agentes da inteligência egípcia a dez anos pelo sequestro e tortura do investigador italiano. Giulio desapareceu do Cairo em 25 de janeiro de 2016 e foi encontrado morto no dia 6 de fevereiro seguinte.
Declaração de Meloni
“Agradeço a todos aqueles que se esforçam em relação a Regeni. Entretanto, quero reiterar a minha proximidade à família de Giulio Regeni e o seu pedido, que também é nosso, de verdade e justiça”, começou Meloni na sua mensagem. Quem queria lembrar como “o Estado italiano é parte civil no julgamento e, portanto, também nós estamos absolutamente determinados a procurar a verdade sobre este assunto”.
O primeiro-ministro sublinhou, no entanto, que “a sentença ainda não transitou em julgado e por isso tudo terá de ser feito nas formas e nos momentos em que for necessário fazê-lo”. Em suma, mesmo em casos deste tipo, o tom adequado à diplomacia deve ser mantido. Na verdade, todos os caminhos foram tentados: “Nesta busca da verdade e da justiça sempre utilizamos todos os canais que tínhamos”. E por isso Meloni duvida “que ao fechar esses canais nos aproximemos dos nossos objetivos e não nos afastemos deles”.
Para chegar à verdade é, portanto, útil manter relações com o Cairo. No entanto, alguns analistas salientaram que o risco de prescrição está ao virar da esquina. A defesa dos três réus recorreu. O julgamento de segundo grau pode começar em dois anos. Portanto, considerando também o estatuto dos oficiais no banco dos réus, e uma possível nova passagem para o Tribunal Constitucional, em 2029 o prazo de prescrição poderá ser alcançado.
O que Tajani disse
A tempestade eclodiu após uma declaração de Tajani poucas horas após a sentença de primeira instância. “Há três pessoas culpadas, mas não é o Egito que está condenado como tal”, disse ele, como se quisesse preservar as relações com o Cairo. Palavras que provocaram reações do centro-esquerda: “Tajani perdeu mais uma oportunidade de permanecer calado e evitar constrangimentos para o país. Ninguém pode mais negar a responsabilidade do regime de al-Sisi”, acusou a secretária do Partido Democrata, Elly Schlein.
O vice-primeiro-ministro tentou então explicar-se culpando “a pena limitada que não cometi. O júri condenou três pessoas pelo sequestro, não pelo homicídio. Até absolveram uma. Gostaria que pudéssemos avançar e descobrir quem são os assassinos”. Para o ministro “a acção diplomática vale mais do que o clamor. Nunca desistimos e não encobrimos nada. Sempre insistimos com as autoridades egípcias para colaborarem”. E a uma pergunta direta sobre as relações com o Egito, ele respondeu: “Quando houver uma condenação formal do Egito, tomaremos as medidas adequadas”.