“Antes de morrer eu queria contar tudo.” Álvaro Del Cristo Godoy tem 65 anos e sofre de dores “crónicas, irreversíveis e irreversíveis”, e a Comissão de Garantia e Avaliação da Comunidade Valenciana aceitou o seu pedido de eutanásia. Para ele estes são os últimos meses de vida, dado que a última data indicada é a do próximo dia 11 de fevereiro. Antes de partir, o homem de 65 anos quis contar a sua história ao jornal El País: uma história dramática, marcada pelos abusos que sofreu durante a infância no internato de San Juan de Dios, nas Ilhas Canárias.
A história de Álvaro
Na entrevista concedida ao jornal espanhol, Álvaro relembra aqueles anos terríveis de violência: “Destruíram a minha infância, fizeram de mim uma pessoa suspeita. não me sinto mais sozinho, porque mesmo estando rodeado de adultos, não havia ninguém para me defender.”
Relatórios para a diocese
O homem disse que foi violado pelo irmão Francisco, o diretor da enfermaria, o irmão Calixto, que administrava a cantina, ajudou-o segurando-o no chão. Era 1972. Em 2017 Álvaro tentou denunciar formalmente os abusos que sofreu à diocese das Ilhas Canárias. Ao telefone falou em “torturas e abusos”, sem entrar em detalhes, mas foi informado que teria que ir pessoalmente à sede. Uma opção complicada para o homem de 65 anos com problemas de mobilidade que, ainda em 2017, enviou à diocese um e-mail expressando a sua frustração, dizendo que um grupo de vítimas pretendia tornar públicos nos meios de comunicação os abusos sexuais e físicos sofridos “em numerosas ocasiões” no hospital San Juan de Dios, na Gran Canaria.
No passado mês de abril, o homem de 65 anos decidiu denunciar o abuso ao Fiador de Proteção de Menores, que lhe explicou os passos a seguir para solicitar a indemnização. Ainda no mesmo período, o relatório chegou também ao Gabinete de Proteção dos Menores da Diocese de Valência e à Ordem Hospitalar.
Investigações em andamento
Um gerente do escritório de proteção infantil contatou Godoy em 28 de abril, dizendo que a investigação estava em andamento e que ele seria contatado na semana seguinte. O que no entanto não aconteceu. No dia 11 de junho, o homem tentou solicitar novamente por telefone, mas foi solicitado mais tempo para investigar. Agora, quatro meses depois desta última comunicação, não chegou nenhuma notícia, pelo menos até à intervenção dos jornalistas espanhóis, que contactaram a ordem hospitalar dizendo que seria publicado o artigo com as declarações de Álvaro Del Cristo Godoy. Vinte e quatro horas depois, o homem foi contactado para marcar uma entrevista presencial e recolher o seu depoimento.
O colégio San Juan de Dios pertence à Ordem Hospitaleira de São João de Deus e abriu as suas portas em setembro de 1972 para prestar “serviços educativos, assistenciais e de reabilitação a crianças com deficiência ou em situação de necessidade social”. Em 2018, o El País lançou uma investigação sobre abusos e pedofilia dentro da igreja espanhola: segundo dados do jornal espanhol, foram denunciados pelo menos cinco casos, todos em instalações geridas pela mesma ordem hospitalar.
Os primeiros dias na faculdade
Segundo disse Godoy, sua “sorte” foi passar apenas meio dia no centro e depois ir para casa dormir: “Eu era uma criança normal com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e um problema no joelho, que mais tarde se revelou osteocondrite dissecante.
Já nos primeiros dias, Godoy disse ter visto algo que o aterrorizou: “Enquanto eu brincava de esconde-esconde, vi o irmão Francisco fazendo sexo oral em um menino de uns quatro anos.
Abuso e violência
Então, um dia, o irmão Francisco o surpreendeu ao entrar na sala de aula, pela porta ao lado da enfermaria: “Ele sabia que eu era órfão e tentou fazer com que eu me sentisse seguro: disse-me que era um substituto do meu pai, que o amor que sentia por mim era o mesmo que sentiria se fosse meu pai, e que eu tinha que relaxar porque ele tinha que examinar meu corpo.
“Quando percebi o que estava acontecendo – acrescentou – ele já estava puxando minha calcinha para baixo e se masturbando um pouco, o que não causou nenhuma reação, nenhuma ereção, eu nem tinha sentido nada disso ainda. mas não era verdade. Sempre escondi por vergonha, medo e porque me sentia humilhado. A verdade é que o irmão Francisco me penetrou, gritei para me soltar, mas o irmão Calixto encostou a cabeça na cama.
Naquela ocasião a violência foi interrompida pelo alarme de incêndio. “Não sabia se fiquei três segundos ou três minutos naquela maca, perdi a noção do tempo. O alarme me salvou. As portas da sala de aula começaram a se abrir e as crianças saíram. Godoy lembra a frase proferida pelo Irmão Francisco: “Isso faz parte da vontade de Deus e deve ficar entre nós. Se você revelar isso a alguém, Deus ficará zangado com você e algo ruim poderá acontecer com sua família. Saí apavorado e fugi da escola”.
A surra na frente das crianças
No dia seguinte a situação ficou ainda pior: “Fui chutado e socado na frente das outras crianças”, disse o homem. explicar a verdade para ela, ela me deu dois tapas.”
Godoy revelou então outra tentativa frustrada de forçá-lo a entrar na enfermaria, antes da violência física que sofreu na cantina: “Eu fugi de lá porque a comida me parecia lixo. Mas o Francisco e o Calixto forçaram-na na minha boca, bateram-me: usaram uma colher como alavanca entre os meus dentes e torceram-me os braços”.
A reportagem cita ainda o depoimento de um dos meus colegas de turma da época, que pediu para manter o anonimato: “Também fui vítima e testemunha de abusos por parte do Francisco. Vi-o entrar no quarto à noite e deitar-se na cama do rapaz em frente. Fingi que estava a dormir. Um dia ele fez-me sentar no colo dele e masturbou-se com a mão. Ele beijou-me na boca, mas eu mantive a boca fechada para evitar que ele me penetrasse com a língua. Não passou desse episódio, porque Depois eu me escondi.”
“Ele era simplesmente carinhoso”
Godoy continuou frequentando o centro por alguns meses, sem poder contar a ninguém sobre a violência que sofreu. Mais tarde, aos 16 anos, enquanto estava internado para uma cirurgia no joelho, o diretor do centro veio vê-lo: “Não entrei em detalhes sobre o abuso sexual porque me senti intimidado e assustado. lá, que ele havia sido transferido para a África.”
A ordem confirmou a transferência para Camarões, onde o homem permaneceu de 8 a 9 meses, mas os motivos da mudança nunca foram divulgados, assim como os que levaram Francisco a deixar a ordem em dezembro de 1977. Godoy nem sabe se ainda está vivo, e mesmo sobre Calixto a ordem afirma que ele “não está autorizado a fornecer informações”. É difícil prever como irão decorrer as investigações, mas pelo menos Álvaro teve a oportunidade de contar a sua história e retirar este “fardo insuportável” antes do fim.