“C’est fait”, anuncia Le Figaro. A taxa de juro dos títulos do governo francês ultrapassou (mesmo que por alguns segundos) o limite simbólico de 5%. Este é o nível mais elevado alguma vez alcançado desde o Verão de 2002. Começando pelos Estados Unidos, a tempestade obrigacionista também está a atingir duramente a Europa, onde a França é agora vista como o país mais problemático. A dívida pública subiu para 119% do PIB, mas o que mais preocupa os investidores é o elevado nível de défice que deverá situar-se nos 5,4% do PIB em 2026, antes de cair para 5% em 2027.
Em suma, Paris continua a aumentar o montante da dívida e os mercados continuam muito cépticos quanto à capacidade do governo em exercício de reverter o curso. Segundo o banco suíço UBP “há poucas hipóteses de uma consolidação orçamental realista antes das eleições presidenciais de maio de 2027”. A agitação que eclodiu nas últimas semanas colocou mais lenha na fogueira, tornando ainda mais difícil para o executivo adoptar reformas que garantam as contas.
O spread com Bunds e BTPs
Entretanto, na próxima sexta-feira a Moody’s terá de decidir se confirma ou rebaixa o rating Aa3. Entretanto, o spread face às obrigações alemãs está a aumentar e subiu para 158 pontos: os Bunds a 10 anos pagam juros de 3,41%, em comparação com 4,99% para os OAT franceses e 4,6% para os BTP italianos. Isto significa que a emissão de uma aveia a 10 anos custa à França 5% de juros por ano para serem devolvidos aos investidores. E não há razões para estarmos otimistas no horizonte, pelo menos no curto prazo. “A situação pode piorar antes de melhorar”, concluem os analistas do UBP.