Não, não é verdade que as revoluções são sempre violentas
Queimando tudo para enviar uma mensagem. Queimando tudo para reconstruir do zero. Muitos estão convencidos disso ou estão se convencendo disso: as mudanças, as reais, só podem ser alcançadas com violência, porque “o poder não escuta mais nada”. Jornalistas, influenciadores e até políticos apoiam-no, mesmo que talvez não o possam dizer tão abertamente. Há até quem compare as actuais manifestações de dissidência que explodiram na Europa com a tomada da Bastilha em 1789, colocando um contexto de regime monárquico ao mesmo nível de uma democracia com sufrágio universal. Paradoxal: tentavam conquistar as liberdades fundamentais e a representação política, mas ao fazê-lo corremos o risco de destruí-las.
Será que realmente resolvemos isso saqueando?
A polarização é evidente: de um lado estão aqueles que agitam a bandeira da Coreia do Norte ou da URSS, do outro aqueles que se aproveitam dela para relançar a palavra de ordem da “remigração” e se ridicularizam com a saudação romana. Assistimos ao curto-circuito de uma sociedade que se convence de que para evoluir é necessário regressar aos extremos, daqueles dos quais tudo fizemos para nos distanciar durante os anos sombrios do século XX.
É claro que os limites intrínsecos do capitalismo estão a contribuir para a concentração do poder nas mãos de poucos, e isto mina os alicerces do nosso sistema democrático. No entanto, duvido que um problema estrutural como este possa ser resolvido através do saque da loja de qualquer empresa multinacional ou da desfiguração de um monumento histórico. Chamar a atenção para um problema não é suficiente para resolvê-lo, é preciso também convencer as pessoas a estarem do seu lado. Temos certeza de que queimar tudo ajuda nesse sentido?
Erros e impulsividade
Os jovens são muito bons em ficar com raiva, mas a raiva e a impulsividade podem levar a cometer erros graves. Acima de tudo, devemos ter cuidado para não sermos explorados por ideologias radicais. Os influenciadores políticos (ou seja, aqueles que trabalham com política, tendo o cuidado de não assumir qualquer responsabilidade nesse sentido) estão se multiplicando online e são eles os verdadeiros titereiros do que está acontecendo. Eles não têm interesse em mudanças reais, porque prosperam com base na insatisfação geral. Campano de retórica mesquinha e demagogia, ajudando a direcionar as energias saudáveis de mudança para becos sem saída, e depois culpando mais um bode expiatório.
O “Método Mangione”
A questão é que num contexto como o atual, para conseguir mudanças não se pode usar a guilhotina, com todo o respeito aos adeptos do “Método Mangione”. Não é uma mera questão moral, é simplesmente um facto. Na verdade, não existe um único responsável pela condição social que vivemos: é o resultado de uma profunda crise cultural e de valores. A inadequação da classe política atual, tanto de direita como de esquerda, é a expressão direta da crescente ignorância e do consequente egoísmo humano que dela se aproveita, fomentando a violência. Mas não acredite neles. Não é verdade que “as verdadeiras revoluções são sempre violentas”.
Pelo contrário, as verdadeiras mudanças sociais, duradouras e sistémicas, não se originam apenas da força, mas antes de tudo requerem um amadurecimento cultural. A força pode expulsar reis e ditadores, mas não pode, por si só, construir uma sociedade melhor, especialmente num contexto como o de hoje.