Graças a Deus Aldo Cazzullo está aí para fazer um “especial” de TV igual.
Não sou o típico espectador de primeira hora de “A Particular Day”. Tenho uma vaga lembrança da promo do programa que passou na TV de lançamento das novidades do La7: “Interessante”, devo ter pensado, nada mais. Para mim, como penso para muitos, até então ‘Um determinado dia’ sempre foi apenas o título daquela obra-prima que é o filme de Ettore Scola: basta o nome e a cor ocre das imagens abre-se imediatamente nos olhos, lençóis pendurados, o terraço de um palácio romano, Sophia Loren e Marcello Mastroianni olhando-se, dizendo-se e entregando-se, inatingíveis, à eternidade do cinema.
Aconteceu então que, perto do aniversário da morte de Pier Paolo Pasolini, veio à mente o título “A Última Noite” associado à promessa da reconstrução meticulosa do que aconteceu entre 1 e 2 de novembro de 1975 no Idroscalo de Ostia. Isso foi o suficiente para me motivar a dedicar um tempo do meu dia nada especial a alguém que realmente o foi: cerca de duas horas, a primeira de uma série que continua a apontar à memória a sua falibilidade e à curiosidade a sua capacidade de ampliar quando o estímulo é eficaz.
Um efeito único, nem raro, para um programa transmitido às quartas-feiras em sinal aberto num canal de televisão generalista, nem sequer em plataforma paga. Uma prerrogativa que com o início da nova temporada lançada entre os inúmeros Garlascos, conversas multifacetadas e danças com todo o tipo de estrelas, se reafirma como uma miragem que se torna realidade para demonstrar que sim, outra TV é possível. Que alívio.
Como funciona o programa
Breve sinopse para quem, com o título ‘Um determinado dia’, talvez ainda conheça apenas o filme citado acima. ‘Um dia particular’ é um programa informativo criado e escrito pelo jornalista Aldo Cazzullo que vai ao ar todas as quartas-feiras em horário nobre no La7. O formato examina um dia crucial da história ligado à vida de uma grande figura ou mesmo apenas a um determinado contexto (o armistício de 8 de setembro, por exemplo) e reconstitui-o através de retrospeções e antecipações que ajudam a compreender as causas e efeitos dos acontecimentos. Inspeções aos lugares mencionados, reconstruções visuais e intervenções de especialistas são então inseridas numa montagem que mantém a atenção na história, pontuada por uma capacidade dialética e uma riqueza lexical que quando ouvida nestes tempos quase beira a emoção.
O talento “particular” de Aldo Cazzullo
Mais que liderar, Aldo Cazzullo acompanha. Com a autoridade de um professor universitário e a afabilidade de um professor primário que anda pelas carteiras enquanto explica, o “narrador” – porque aqui “apresentador” não parece ser a definição mais adequada – explica e descreve pontualmente e nunca barroco, usa palavras que servem acima de tudo à clareza, por vezes permite anedotas da vida pessoal com a pitada de um sorriso que confirma a importância de uma história. Uma história que também é, até certo ponto, sua. Afinal, como o nosso. E quando isso acontece, quando a reconstituição do privado aparece na exposição, o resultado é tornar um passado ainda mais real e atual que evita aparecer como um relato abstrato de páginas amareladas.
Assim, a foto dele posando nos vestiários do Olympiastadion de Berlim com a Copa do Mundo vencida pela Itália em 2006 é uma sigla para falar de uma das poucas obras da Alemanha nazista ainda de pé; a referência ao avô Aldo que, ainda açougueiro de Alba, Amilcare Fenoglio, acompanhou seu filho Beppe ao jardim de infância, torna-se o início de um fascinante parêntese sobre a vida do escritor partidário. Tudo sem nunca se expor à menor suspeita de protagonismo oculto, excelente qualidade num ambiente que por vezes cede à sedução das notícias como pretexto para falar por si.
Até a escolha de dividir a cena com os repórteres Claudia Benassi e Raffaele Di Placido, vozes e rostos de uma parte da história de cada episódio, parece caminhar na mesma direção: evitar a centralidade absoluta do jornalista, deixar que o tema do episódio seja o único verdadeiro protagonista, dividir a narrativa entre vários profissionais igualmente competentes e, assim, avivar a ação narrativa que ao longo de duas horas propõe diferentes tons e modos de falar. Em suma, o público mantém-se constantemente atento também pela alternância de assuntos num mesmo contexto, detalhe – este também – que se destaca na floresta televisiva dos programas de um só homem.
A diferença com Alberto Angela
“Um determinado dia” certamente não é novidade na tradição da divulgação televisiva. Os fundadores do gênero foram Quark e Superquark de Piero Angela, os primeiros a tornar temas de ciência e cultura acessíveis ao público da Rai1. Novamente, ‘A história somos nós’ de Giovanni Minoli, ‘Atlântida – Histórias de homens e mundos’ conduzida em sua última edição pelo falecido Andrea Purgatori, ‘Voyager’ de Roberto Giacobbo. E depois, obviamente, os vários ‘Ulisses – O prazer da descoberta’, ‘Noos’, ‘Stanotte a…’ de Alberto Angela, figura de destaque que fascina o público tanto e talvez mais que o próprio pai, elogiado nas redes sociais como um ícone pop absoluto do género.
“Somos todos nomes nos ombros do gigante, inalcançável, cabeça e ombros acima de todos. Até o Alberto, que respeito muito, tem feito muito pela divulgação”, disse Cazzullo sobre ele em entrevista ao La Stampa: “Mas não sou educador, não explico, não tenho essa pretensão. Uma diferença de intenção que o próprio espectador não tem dificuldade em perceber na sua abordagem eficaz, mas distinta. E que, no caso do jornalista La7, parece profundamente empenhado em humanizar heróis e adversários da história, em olhar os lugares e reler os factos para nos convencer de que o passado é o retrato mais ou menos estilizado do nosso presente, para melhor ou para pior. Agora que tudo deve ser conhecido no momento em que acontece e o momento dita o ritmo do aqui e agora da urgência, persuadir-nos do valor do passado parece realmente ser uma oportunidade interessante. Um pequeno mas grande luxo, a ser concedido de forma “particular” na banalidade de uma vida que se esquece da história e do que hoje chama de “história” o que fica no Instagram apenas 24 horas.